SEVENTEC – Tecnologia e Informática

Impressora para escolas: importância e como escolher a ideal

A secretaria escolar é onde acontece a gestão pedagógica e a logística dos documentos dos alunos, grades de aulas, boletins, atas de reuniões entre outros.

Devido à rotina de organização e ao manuseio de grandes volumes de informação, uma impressora para escola é um equipamento de primeira necessidade. A máquina deve oferecer agilidade e atender às demandas de múltiplos profissionais que fazem uso diariamente, como professores, diretores, coordenadores, entre outros.

Importância da impressora para escolas

 

Nas escolas, é preciso imprimir, tirar cópias e digitalizar materiais para os professores, alunos e secretários. Além disso, existem alunos que não possuem computador em casa, muito menos impressora. Por isso, oferecer o equipamento como um suporte ao ensino é fundamental, uma vez que eles podem levar atividades para serem realizadas fora da escola.

Inclusive, visualizar o papel físico e escrever as tarefas melhora a qualidade da aderência do conteúdo aprendido, de acordo com estudo realizado pela E-READ (Evolução da Leitura na Era da Digitalização). Logo, é fundamental fornecer todo o apoio necessário por meio da disponibilização de materiais didáticos para fomentar a aprendizagem.

Outro elemento que aprimora o aprendizado dos alunos são os materiais coloridos, pois ajudam na capacidade de concentração, na identificação dos elementos e até na coordenação dos olhos. Para isso, as escolas devem se equipar com impressoras multifuncionais com tanque de tinta, que são econômicas e imprimem as cores em alta qualidade.

 

Como escolher uma impressora para escola?

 

Como a rotina demanda um grande volume de impressões de maneira ágil e econômica, é preciso ponderar alguns aspectos antes de escolher o equipamento ideal. Vamos a algumas características que uma impressora para escolas para escola deve ter:

Seta-Brother-para-BP Impressão frente e verso automática: isso traz economia de papel e mais velocidade na impressão, já que não é preciso trocar o lado do papel manualmente;

 

Seta-Brother-para-BP Opções de conectividade variadas: os professores podem conectar seus equipamentos – notebooks, celulares ou tablets – via USB ou Wi-Fi para enviar os arquivos. Já os funcionários da secretaria podem conectar seus computadores via Ethernet ou, também, por Wi-Fi.

 

Seta-Brother-para-BP Ciclo mensal suficiente: o ciclo mensal é a quantidade limite de páginas que podem ser impressas por mês para manter o bom funcionamento da impressora, por isso, é preciso avaliar qual oferece o melhor ciclo para a se adequar ao volume de documentos da escola;

 

Seta-Brother-para-BP Agilidade: com a alta demanda de uma escola, é fundamental um equipamento de operação ágil, a fim de evitar filas de espera na secretaria;

 

Seta-Brother-para-BP Qualidade das cores: as impressoras tanque de tinta garantem cores vivas e economia de suprimentos;

 

Seta-Brother-para-BP Suporte a altas gramaturas: a bandeja deve comportar papéis mais espessos sem danificar o equipamento durante a impressão;

 

Seta-Brother-para-BP Custo de impressão: as impressoras com tanque de tinta apresentam reservatório maior que outros equipamentos e imprimem frente e verso, por isso o custo por impressão é baixo.

 

Como dar bom uso à impressora?

 

Acompanhe algumas dicas para preservar o equipamento:

  1. Certifique-se de que há impressoras suficientes: como as demandas são muitas e variadas, pode ser vantajoso investir em uma impressora para as cores, que são as com tanque de tinta, e outra para cópias e documentos em preto e branco, que são as impressoras laser;
  2. Organize os documentos: é preciso muita organização para o volume de atividades que circulam todos os dias na secretaria, portanto, separar tudo em categorias pode ajudar. Além disso, a estrutura do ambiente deve ser o mais clean possível, logo, é possível utilizar o scanner das multifuncionais para arquivar documentos mais antigos em pastas digitais.
  3. Treine o pessoal: treinar os funcionários para operar a impressora da maneira correta é fundamental, afinal, o mau uso ocasiona danos e não é coberto pela garantia do fabricante.
  4. Economize suprimentos: usar os equipamentos apenas quando necessário para evitar desperdício, fazer a troca dos tanques de tinta no momento correto e investir em tintas originais para manter a qualidade de funcionamento da máquina são práticas indispensáveis.

 

Referência: https://solucoes.brother.com.br/

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Na mídia

Post Relacionados

Monitor BENQ para Design Profissional

Integrado com a tecnologia AQCOLOR, o monitor de design DesignVue da BenQ, PD2705Q, oferece o máximo desempenho para a exibição de cores precisas e consistentes,

Precisa de ajuda?